Localizado na região metropolitana de Curitiba, no Vale da Ribeira.
Adrianópolis Palavra formada pelo nome pessoal masculino “Adriano” e pelo sufixo “pólis”. O termo “Adriano” origina-se do latim “adrianu”, natural de Ádria, também (Hadria, Atria), antigo porto do mar etrusco situado perto de Ancona, e segundo Drummond, é interpretado como “poderoso”. O termo “pólis” é sufixo grego e significa cidade: Cidade de Adriano.
É bastante antiga a movimentação no território do atual município de Adrianópolis. A exploração de recursos naturais encontrados em grande escala no município foi o que motivou a fixação de muitas famílias no lugar.
Por algum tempo a localidade chamou-se Epitácio Pessoa, no entanto esta denominação não perdurou.
A partir de 31 de dezembro de 1937, o povoado foi elevado à categoria de Distrito Administrativo com a denominação alterada para Paranaí, com território pertencente ao município de Bocaiúva do Sul.
O município foi criado em 25 de julho de 1960, pela Lei n.º 4.245, sancionada pelo governador Moysés Lupion. Com a emancipação a localidade passou a denominar-se Adrianópolis, em homenagem a Adriano Seabra da Fonseca, empresário de origem portuguesa e que a partir de 1937, muito lutou em favor da comunidade, sendo proprietário da empresa Companhia Plumbum S.A. A instalação oficial deu-se em 15 de novembro de 1961.
Tem como fonte de renda a extração de minerais, principalmente o chumbo e a prata.
Sua riqueza natural está no Parque Estadual das Lauráceas, criado pelo decreto de nº 729 de 27 de junho de 1979, e ampliado através do decreto de nº 5.894 de 10 de outubro de 1989.
Cachoeiras naturais e cavernas também são belas atrações.
Aniversário da cidade é comemorado no dia 25 de julho.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Adrianópolis:
Quilombo João Surá
Está localizado 50 quilômetros do centro da cidade, na fronteira entre o paraná e são paulo. A comunidade já conta com mais de 200 anos de história e resistência.
Morro da Torre
Tem esse nome devido ser a localização da torre de telecomunicações do município, conta com 838 metros de altura. O trajeto pode ser feito com carro 4×4 ou a pé. A subida a pé leva em torno de 2 horas.
Rio Ribeira de Iguape
É o mais importante em termos hidrográficos para a cidade, nasce no estado do Paraná e passa pelo estado de São Paulo até desaguar no mar. Um importante ponto turístico relacionado à hidrografia de Adrianópolis, é o varadouro do rio Ribeira de Iguape. Destaca-se também o rafting que neste momento conta com 17 km de corredeira.
Parque Estadual das Lauráceas
Foi criado em 1979, com o objetivo de conservar a biodiversidade paranaense, e promover a visitação pública, pesquisa e educação ambiental. lauráceas atualmente é maior parque estadual do paraná, com aproximadamente 30.001 hectares sendo originalmente 9.700 hectares. O parque está localizado em uma região caracteristicamente montanhosa e com vales profundos, ele abriga uma extensa área de drenagem, protegido pela floresta atlântica, onde estão presentes cavernas e formações calcárias associadas à biodiversidade.
Cachoeira Água do Bicho
Há uma lenda antiga no bairro do Epitácio Pessoa, contam os moradores mais antigos da região que a água do bicho, essa pequena cachoeira que fica localizada entre epitácio e perau, ocasionalmente, costumava ficar com a sua água cor de barro, de repente. Segundo a lenda, havia um bicho grande, como uma “minhoca gigante” na sua nascente e, quando ela se mexia por lá, a água ficava suja, causando espanto aos que passavam.
Sítio Arqueológico Tatupeva
Sítio Arqueológico Estreito
Cachoeira do Florestal
Fonte: Prefeitura Municipal.
