Alto Paraná, abriga a sede da comarca, da qual fazem parte os municípios de São João do Caiuá e Santo Antonio do Caiuá.
Possui 2 distritos, Maristela de Santa Maria, e está situado na região noroeste do Paraná, e suas terras fazem parte do polígono denominado Arenito Caiuá.
Terra arenosa, eram férteis e cobertas por matas que abrigavam madeiras de lei.
Estas terras foram cedidas pelo governo por um grupo de ingleses, que colonizaram a região norte do Paraná: O chamado Norte Novo.
Sua sucessora, a Cia de Melhoramentos Norte do Paraná, implantou na região uma verdadeira reforma agrária que revolucionou socialmente todo o norte Paraná, dando suporte a uma civilização nova e florescente, cujos frutos fizeram do Paraná na época o segundo produtor nacional de grãos e o primeiro produtor de café.
Alto Paraná situa-se neste contexto com Sumaré, antigo distrito de Alto Paraná, a última fronteira das terras da Cia de Melhoramentos, com as terras devolutas do estado, que têm Paranavaí, antiga Fazenda Brasileira, como início de outra colonização se estendendo até as barrancas do Rio Paraná, Ivaí e Piquirí com o surgimento de Loanda, Santa Izabel, Terra Rica, Rondon, Porto Rico, Guairaça, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Tamboara e dezenas de outras pequenas cidades.