Os primeiros vestígios de ocupação humana na região de Antonina foram encontrados nos diversos sambaquis existentes no município.
Supõe-se que tribos nômades deslocavam-se do planalto para o litoral nos meses mais frios do ano para viverem da pesca e coleta de mariscos.
Existem evidências de dois grupamentos humanos distintos que frequentavam esta região: os primeiros, denominados ‘sambaquis’ e posteriormente os índios Carijós, raça mais evoluída que acabou por expulsa-los para se estabelecer no local.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Antonina:
IGREJA MATRIZ
Sua origem confunde-se com a história da cidade, fundada em 1714. Ganha importância por sua antiguidade e localização privilegiada na praça Coronel Macedo.
IGREJA SÃO BENEDITO
Construção secular que serviu de refúgio religioso dos escravos. Localizada na Rua Dr. Carlos Gomes da Costa.
IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DO SAIVÁ
Monumento histórico do século XVIII restaurado em 1976. Localizada na Praça Carlos Cavalcanti.
FONTE DA CARIOCA
Construída em 1867, serviu para abastecer a cidade até o final da década de 30. Consta que em 1880 o Imperador Dom Pedro II bebeu de sua água. Localizada no lado esquerdo da Praça Dr. Carlos Gomes da Costa.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Construída em 1916, na fase áurea da erva-mate, quando Antonina se destacou como quarto porto exportador do Brasil.
PRAÇA CORONEL MACEDO
É o mais antigo e belo logradouro da cidade. Possui o chafariz, um Coreto e algumas árvores belas e raras.
PRAÇA ROMILDO GONÇALVES PEREIRA – PRAÇA BEIRA MAR
Local aprazível para descanso e contemplação de ilhas e montanhas da baía de Antonina.
COMPLEXO INDUSTRIAL MATARAZZO
Conjunto de edificações da primeira década do século XX, de grande valor histórico, como testemunho do ciclo da erva-mate. Localiza-se na Av. Conde Matarazzo.
SETOR HISTÓRICO
A importância das arquiteturas luso-brasileira e eclética está na harmonia do conjunto formado por sobrados, ruínas e calçadas de pedra. Localizado na área central da cidade.
THEATRO MUNICIPAL
Construído em meados do século XIX , remonta à fase áurea da economia antoninense. Localiza-se à Rua Dr. Carlos Gomes da Costa.
PONTA DA PITA
Formação rochosa que avança para a baía, constituindo-se num agradável local de lazer. Localizada no bairro de Itapema.
RECANTO DO RIO DO NUNES
Praia fluvial com área gramada e arborizada, e equipamentos de lazer nas duas margens. Possui churrasqueiras e mesas e está localizado no distrito de cacatu.
PRAINHA
Área de lazer com praia de águas calmas e elevações rochosas junto ao mar. Localizada no bairro Itapema.
PICO PARANÁ
Situa-se na divisa entre Antonina e Campina Grande do Sul, possui altura de 1962 metros, sendo o maior do sul do Brasil. Foi descoberto por Reinhard Maack e conquistado em julho de 1941. Hoje quando já se comemorou o cinqüentenário de sua conquista, o pico faz parte do roteiro dos aficionados do montanhismo. Pertence o ponto culminante à Antonina, porém seu acesso é feito pela BR 116, via Campina Grande do Sul, ou por trilhas via Bairro Alto.
USINA HIDRELÉTRICA GOVERNADOR PARIGOT DE SOUZA
A maior central geradora subterrânea do Sul do Brasil, construída com aproveitamento dos rios Capivari e Cachoeira. Foi inaugurada em 1971 e localiza-se próxima a localidade de bairro Alto.
RIO CACHOEIRA
Na localidade de Bairro Alto, com término próximo a foz do rio Capivari, em um percurso de aproximadamente 3 Km é praticado o Rafting, a descida em bote inflável pelas corredeiras do rio Cachoeira.
Para saber mais sobre Antonina, acesse o Portal da cidade em: