No século XVII, o sargento-mor Farias, em expedição pela região centro-sul do Estado, notificou sua passagem pelo morro de “Bituruna”, próximo à região dos campos de Palmas. Depois das primeiras expedições a região ficou esquecida até o início do século XIX.
Por volta de 1814, uma expedição rumo ao Rio Grande do Sul, comandada por Atanagildo Pinto Martins e guiada pelo cacique Jon Jong, atravessou os campos dos “Ibiturunas”, referindo-se à região habitada por este grupo indígena e que corresponde à região dos Campos de Palmas. (Kruger, Nivaldo – Palmas, paisagem e memória).
Segundo Kruger, a travessia pela região expunha os expedicionários aos combates com os indígenas. Em 1816 a missão retornara, porém o cacique Jon Jong, e mais seis companheiros desapareciam para sempre, vítimas de emboscada dos temidos “Ibiturunas”.
Estavam oficialmente descobertos os campos dos “Ibiturunas”, que mais tarde foram denominados Campos de Palmas, em homenagem ao Conde de Palma, então governador de São Paulo. A fazenda Santa Bárbara que deu origem ao município de Bituruna, pertencia a esta região.
ATRATIVOS:
Escarpa negra
Com cachoeira de 60m de altura na colônia Navegantes, em frente a produção de cana e de cachaça da Família De Bastiani.
Esta cachaça é a única no Brasil, produzida em uma das regiões mais frias do pais…. O frio e a altitude elevada, dão a ela um sabor único típico da região serrana do Paraná…. Em Bituruna os canaviais se encontram em uma altitude de 1000m e sofrem geadas frequentes e severas no inverno, sempre com temperaturas abaixo de zero…. O que faz desta atividade ainda mais rara e arriscada pois as perdas em produção são grandes…. Por fim o resultado na qualidade nos recompensa, um sabor único que diferencia esta cachaça de todas as outras produzidas no Brasil…. Tudo isso graças a ousadia destes descendentes de italianos, que resolveram arriscar produzir cana de açúcar onde geográfica e climatologicamente é impossível.
Bituruna também pode ser chamada de terra do gelo. Por diversas vezes no ano temos o privilégio de contemplar belas paisagens, moldadas pelo frio intenso que atinge facilmente marcas negativas e pela geada e a neve que acompanham as manhas do inverno nesta região de serra.
Isso proporciona a cidade um atrativo ainda maior para as pessoas que vem em busca de tranquilidade, cultura italiana, boa gastronomia, ótimas cachaças e vinhos e Principalmente paisagens deslumbrantes, que nos remetem pensar que este seja um pedaço da Itália localizado no sul do Paraná.
Feira da Lua Balsa do Saltinho Garafão Praça dos Colonizadores Igreja Divino Espírito Santo Imagem Santo Antônio Portal São Francisco Área de lazer Linha Bet Área de lazer Volta Grande Cachoeira Oscar Furlan Cachoeira Giacomini Cachoeira do Milome Cachoeira do Rio Escada Cachoeira Vau do Iratim Cachoeira Vau do Pereira Cachoeira do Véu da Noiva Rio Iratim Vinícolas
Fonte: Prefeitura Municipal.