O município de Conselheiro Mairinck teve origem do Patrimônio da Maria Souza, situado às margens de um pequeno Ribeirão, mais tarde denominado Ribeirão Vermelho. O patrimônio de origem recebeu esta denominação em 1925 quando se alojou no local uma viúva bastante idosa por nome de Maria Souza, que acompanhada por seu filho João de Souza, ocuparam as terras localizadas nestas paragens, construindo ali o primeiro rancho.
Estas terras chegavam até o Rio Cinzas e o margeavam em grande extensão cujo proprietário era o ilustre Conselheiro Francisco de Paula Mairinck, terras estas desmembradas da grande posse dos Azevedos. Acompanhando Maria Souza, estabeleceram mais tarde no local com suas famílias Antônio Valério, Estevão de Tal, Maria José Paranhos Mairinck, Francisco Natel de Camargo, Inácio da Cruz, Pedro Sebastião, Vitório Rodrigues Daniel, Francisco Rodrigues de Siqueira, Lourenço Nunes, Domingos Ferreira de Quadros, Vitório Correia, Antônio e José Olímpio e Adelino Moreiras.
Na década de trinta, foi doado ao Patrimônio, pelo espólio de Dona Maria José Paranhos Mairinck, uma área de 6080 m² com a finalidade de ser construída a Igreja Católica Apostólica Romana, doação esta feita em nome da Mitra Diocesana de Jacarezinho.
Em 1951, pela Lei nº 266/51, sancionada pelo então Governador de Estado, Sr. Bendo Munhoz da Rocha, o Patrimônio da Maria Souza, também conhecido como “Souza”, transformou-se em Distrito Judiciário, pertencente ao município e comarca de Tomazina, passando a denominar-se “Conselheiro Mairinck”, em homenagem ao Conselheiro Francisco de Paula Mairinck.
O antigo Patrimônio da Maria Souza, atual Conselheiro Mairinck, como foi dito, pertencia ao município de Tomazina, mais tarde ficou subordinado ao município de Japira, quando este, pela Lei nº 790, de 14/11/1951, desmembrou se do município de Tomazina. Com a emancipação política de Jaboti pela Lei nº 253, de 26/11/54, desmembrado-se do município de Japira, o distrito de Conselheiro Mairinck passou a ser subordinado administrativamente ao município de Jaboti, conservando suas divisas distritais.
Pela Lei nº 4245, de 28 de julho de 1960, o distrito de Conselheiro Mairinck foi elevado à categoria de município, tendo sido instalado em 14 de setembro do mesmo ano, tendo com primeiro Prefeito interino o senhor José Leite Ribeiro, nomeado pelo então governador do Estado Moisés Lupion.