Site icon Paraná Turismo

CORONEL VIVIDA

Chamado de capital do ecoturismo do Sudoeste do Paraná, o município possui catalogadas aproximadamente 95 quedas d’água, estando algumas propícias para prática de atividades esportivas.

Pesquisadores e geólogos da UNICAMP descobriram através de imagens de satélite que o Distrito de Vista Alegre está dentro de uma cratera de 9,5 quilômetros de diâmetro. Pelo tamanho da cratera, calcula-se que ela tenha sido formada há 60 milhões de anos, quando um meteorito caiu na região Pelo tamanho da cratera, calcula-se que o meteorito deveria ter 400 metros de diâmetro, equivalente a 4 quarteirões.




Além de ter vários outros pontos como o chafariz no centro que é considerado um marco para a cidade, além de cachoeiras e outros lugares. Além de ter um prédio histórico que foi tomado como patrimônio Cultural pelo tempo e seus detalhes da decoração.

Alguns dos principais atrativos são:

Cratera de Impacto de Vista Alegre
A descoberta da cratera de impacto meteorítico de Vista Alegre, localizada na região do distrito homônimo de Coronel Vivida, reveste-se de grande importância, seja do ponto de vista científico, seja com respeito à sua importância enquanto patrimônio cultural, turístico e natural. A Cratera de Vista Alegre foi considerada pela Mineropar (Minerais do Paraná S.A., empresa estatal do estado do Paraná) como sítio geológico de interesse turístico, abrindo as portas para iniciativas de preservação, conservação e de uso sustentável para atividades culturais e turísticas.

A Cratera tem 9,5 Km de diâmetros, circundada por serras. Recentemente uma pedreira com rochas remanescentes foi tombada como paisagem natural pelo Conselho Estadual de Cultura. O Município está preparando a construção de um mirante em uma das bordas da Cratera.

Cachoeira São Braz II
Comunidade São Braz (03km do centro estrada de asfalto e cascalho). Queda d’água com aproximadamente 35m de altura. Horário livre de acordo com autorização.

Cachoeira São Braz III

Comunidade São Braz (03km do centro estrada de asfalto e cascalho). Queda d’água com aproximadamente 25m de altura. Horário livre de acordo com autorização.

Cachoeira Flor da Serra
Linha Ferreira (03km do centro / estrada de asfalto e cascalho). Queda d’água com aproximadamente 60m de altura. Área propícia para prática de escaladas, rapel, tirolesa, arborismo e trekking. Horário livre de acordo com autorização.

Cachoeira Salto da Alemoa Comunidade Cristo Rei (15km do centro estrada de calçamento). Queda d’água com aproximadamente 08m de altura e 90m de largura, localizada no rio Chopin, com piscinas naturais, bosque, churrasqueiras, sanitários. Sábado e domingo com agendamento.

Cachoeira Venceslau I

Comunidade São Luiz (05km do centro estrada de calçamento e cascalho). Queda d’água com aproximadamente 40m de altura. Horário livre de acordo com autorização.

Cachoeira Darci de Col I
Comunidade São Luiz (07km do centro estrada de calçamento). Queda d’água com aproximadamente 50m de altura. Horário livre de acordo com autorização.

Cachoeira Linha Giordani
(05km do centro / estrada de asfalto e cascalho). Queda d’água com aproximadamente 30m de altura.

Cachoeira Bergamaski
(05km do centro / estrada de asfalto e cascalho). Queda d’água com aproximadamente 40m de altura.

Cachoeira Bergamaski I
(07km do centro / estrada de asfalto e cascalho). Queda d’água com aproximadamente 60m de altura.

Cachoeira Linha Borges
(10km do centro / estrada de asfalto e cascalho). Queda d’água com aproximadamente 45m de altura.

Floresta de Araucárias (araucária angustifólia)
A maior concentração de coníferas araucárias remanescentes do planeta, está localizada entre os municípios de Coronel Vivida, Chopinzinho e Mangueirinha. A reserva está compreendida em área de terras indígenas Guaranis e Kaingang. Dos 17.200he, Coronel Vivida abrange um montante de 1.648he. A Rodovia BR 373, é um belíssimo observatório natural, de onde é possível visualizar a imponência das Araucárias em diversos tamanhos. Visitas técnicas deverão ser agendadas com as reservas indígenas e o IAP Pato Branco – Instituto Ambiental do Paraná.

Gruta N. Srª Aparecida
Comunidade Abundância (22km do centro estrada de asfalto/calçamento/cascalho). Imagem da santa, igreja, bosque, trilha, estrutura coberta/fechada. Horário livre.

Reserva Indígena de Mangueirinha Na área compreendida entre os municípios de Coronel Vivida, Chopinzinho e Mangueirinha, estão instaladas sem delimitação física as tribos indígenas Guarani e Kaingang, com aproximadamente 1800 índios. A reserva localiza-se próxima a bacia hidrográfica do rio Iguaçu, e dentro de sua extensão encontra-se a maior concentração de coníferas araucárias remanescentes do planeta, com total de 17.200he. Seus sustentos residem na plantação de milho, feijão, mandioca e arroz, e na produção de adornos pessoais e objetos de utilidade doméstica. Na Rodovia BR 373 é possível avistar o portal referencial de demarcação.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Exit mobile version