De acordo com relatos de João Serpa, filho de Honorio Serpa, concedido em 1993, a fundação do Município se deu através de seu avô, Diogenes Serpa, juntamente com sua mulher Eufrazia. Fugidos de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, por causa da Revolução Federalista, apartaram nas terras que hoje pertence ao município por volta de 1896, trazendo com eles os filhos Honório e Ozório.
O filho de Honorio Serpa, João Serpa, herdou tendências políticas do pai, realizando campanhas com Arnaldo Busato, na época deputado estadual. Dessa forma, foi por sugestão do próprio deputado, que o então distrito que se formava fosse definido como Honório Serpa ainda em 1965. As primeiras famílias que habitaram a localidade foram Madureira, Eleutério, Ozorio, Santos, Serpa e Bufon. Estes chegaram na localidade em a finalidade de explorar madeira e somente na década de 1950, é que começaram a cultivar arroz, mandioca, milho e feijão.
A localidade foi elevada a categoria de distrito em 1964, e pela lei estadual nº 9184/90, de 08 de janeiro de 1990, ficou definido na categoria de município, desmembrando-se de Mangueirinha sendo que sua instalação ocorreu no ano de 1993. O aniversario do município é comemorado no dia 16 de novembro e o padroeiro é São Sebastião, comemorado no dia 20 de janeiro.