Paraná Turismo

Parque de Vila Velha completa 60 anos

Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta GrossaEm comemoração aos 60 anos da criação do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa – um dos pontos turísticos mais conhecidos do Paraná – o Governo do Estado preparou uma programação especial, a partir desta quarta-feira (16/10/2013), com eventos culturais e de educação ambiental. As atividades seguem até domingo (20/10/2013) e serão encerradas com concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira, que apresenta o repertório composto por “Pedro e o Lobo”, de Serguei Prokofiev e “Sinfonia Nº5”, de Ludwig Van Beethoven.

Durante os cinco dias, a programação será diversificada com exposição de astrofotografia, distribuição de mudas nativas aos visitantes e o lançamento do selo comemorativo aos 60 anos do Parque Estadual de Vila Velha. Também serão lançados novos produtos turísticos, atrações dentro do parque como a Caminhada Noturna e a Trilha da Fortaleza.

O objetivo é dar ainda maior visibilidade ao parque e conscientizar os visitantes sobre a importância da preservação da mais antiga Unidade Estadual de Conservação do Estado, além de aumentar o tempo de visitação dos turistas e atrair um público diferenciado.

O complexo de Vila Velha foi tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, em 1966, com objetivo de proteger os mais de 18 quilômetros quadrados compostos por três sítios vizinhos – os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada. Todas as visitas são guiadas por profissionais das áreas de biodiversidade e geodiversidade.

REESTRUTURAÇÃO – O Ecoparaná – responsável pelo desenvolvimento do turismo em áreas naturais – e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) são responsáveis pela gestão do Parque Estadual de Vila Velha, que foi reestruturado para melhorar o atendimento ao público.

“Como órgão gestor da Unidade de Conservação, o IAP deve permanecer focado na preservação desse ecossistema já escasso no Estado. Em contrapartida, não temos experiência e qualificação para atender da melhor maneira possível o turista que visita o parque. Por isso, a equipe do Ecoparaná é importante no auxílio da gestão e no atendimento ao público”, explica o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

No período de reestruturação do Parque, 2012, foram criadas trilhas ecológicas com acesso restrito, controle do número de visitantes e acompanhamento supervisionado. O Ecoparaná também realiza no parque a Inovação da Gestão do Uso Público (IGUP). Esse modelo visa a qualificação do receptivo turístico na unidade de Conservação Estadual, por meio de Contrato de Gestão com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Ambiental do Paraná. O Superintendente do Ecoparaná, Juliano Borghetti, diz que a comemoração do aniversário do Parque de Vila Velha é uma oportunidade de aproximação com o público. “Além de fomentar o turismo na região dos Campos Gerais, também enfatizaremos a importância da educação ambiental para os visitantes”, conclui.

O PARQUE – O Parque Estadual de Vila Velha foi criado por decreto, em 12 de outubro de 1953, com a finalidade de conservar os campos nativos do Paraná e seu patrimônio geológico. Tombado pelo Departamento Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 1966, Vila Velha é um sítio com formações areníticas de valor cênico e científico. É a principal atração turística e atrativo natural da cidade de Ponta Grossa.

Localizado na região dos Campos Gerais, a 20 quilômetros do Centro de Ponta Grossa, às margens da Rodovia BR-376, o Parque de Vila Velha conta com estrutura para recepção, orientação e deslocamento dos visitantes até as trilhas e atrativos. Todos os passeios são acompanhados por condutores treinados para atender o público.

Atualmente, o parque tem capacidade máxima de 800 turistas por dia, que conhecem três atrações com permanência média de três horas. O primeiro passeio são os arenitos, formações rochosas com mais de 18 milhões de anos e esculpidos pela ação do tempo. Há também as Furnas, crateras com profundidade de quase 100 metros. A última parada é a Lagoa Dourada, que possui águas cristalinas.

CONSERVAÇÃO – Uma das formas mais reconhecidas e utilizadas para garantir a proteção das espécies e dos ecossistemas são as chamadas Unidades de Conservação. Trata-se de espaços territoriais com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo poder público, com objetivo de conservar a biodiversidade com o mínimo de impacto humano.

PROGRAMAÇÃO

– 16 a 20 de outubro: Exposição de Astrofotografia (Sérgio Mendonça Junior – Sala Campos Gerais)

-16 a 20 de outubro: distribuição de mudas de plantas nativas, no Centro de Visitantes

– 16 a 18 de outubro, das 09h00 às 15h30: Contação de Histórias com o Grupo Na Cia das Histórias, no Centro de Visitantes

– 17 de outubro, às 18h50: Caminhada Noturna, mediante agendamento prévio pelo fone (42) 3228-1138

– 18 de outubro, às 16h00: premiação do Concurso de Fotografias, na Sala Área de Lazer

– 18 a 20 de outubro, às 16h00: Exposição Concurso de Fotografias com imagens dos Campos Gerais, na Sala Área de Lazer

– 19 de outubro às 09h00: Trilha da Fortaleza, mediante agendamento prévio pelo fone (42) 3228-1138

– 19 a 20 de outubro, às 15h00: Banda Lyra dos Campos Gerais, Centro de Visitantes

– 20 de outubro, às 14h30 – Lançamento do Selo Comemorativo, no Centro de Visitantes

– 20 de outubro, às 15h30 – Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, no Centro de Visitantes

Serviço:

Parque Estadual de Vila Velha

Rodovia BR-376 (quilômetro 515)

Telefone: (42) 3228-1138

Fonte: AEN

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Exit mobile version