A colonização do atual município de Primeiro de Maio, se iniciou no ano de 1915.
Francisco Augusto de Oliveira, Antônio Augusto de Oliveira e o eslavo Francisco Silowski se estabeleceram às margens do Rio Paranapanema, próximo à barra do Tibagi, e começaram a semear a terra.
Em 1920, o então governador Afonso Alves de Camargo começou a realizar o seu plano de ocupação do território paranaense; iniciando assim, uma corrente migratória para o interior.
A partir de 1922, chegaram na região, as famílias de Domingos Denardi, Francisco Denardi, João Batista Pereira, Eleutério Derozzo e tantas outras que seguiram com os ideais pioneiros.
Para facilitar o fluxo, diante da dificuldade de acesso à região, os pioneiros se estabeleceram o mais próximo possível da foz do Rio Tibagi, no Rio Paranapanema; formando ali, um pequeno povoado. A localização desse povoado, porém não era adequada pela vulnerabilidade à malária. Em 1928 o Sr. José Correia Pôrto de Abreu tomou a decisão de mudar a localização da colônia para o lugar onde atualmente se encontra o município de Primeiro de Maio.
Em 30 de dezembro de 1936, o povoado é elevado à categoria de Distrito Administrativo, no território do município de Sertanópolis.
Pela Lei Estadual n . 790, no dia 14 de novembro de 1951, Primeiro de Maio se constituiu município autônomo. A instalação oficial se deu com a posse do prefeito eleito, um dos ilustres fundadores, Sr. José Correia Pôrto de Abreu, no dia 17 de dezembro de 1952.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Primeiro de Maio:
Terminal Turístico
Possui uma estrutura com quiosques e churrasqueiras, muita área verde, piscinas, banheiros, campos para embarcações e estacionamento.
Embarque para a Ilha do Sol
As travessias são realizadas das 7h às 19h. É possível também alugar lanchas para passeios na represa.
Pesqueiros
Existem vários pesqueiros para os amantes da pesca esportiva e pesca amadora, que também servem refeições para os visitantes.
Centro de Eventos
A cidade dispõe de um local para festas de rodeios e shows.
Datas Comemorativas:
Aniversário da cidade: 01/05
Padroeira: 12/10 Nossa Senhora Aparecida
Fonte: Prefeitura Municipal.