Paraná Turismo

QUARTO CENTENÁRIO

Quarto Centenario município com terras predominante roxas, seu forte é a agricultura – soja, milho, trigo; sua diversidade em agricultura esta começando a caminhar. Possui poucas industrias, sendo a mais importante a COAGEL, que é uma cooperativa, tem um comércio pequeno, seu conjunto de empregos é predominante rural. Tem um colégio estadual, na sede do município, outros colegios em seus distritos, escolas municipais na sede e em seus distritos.

Centenário – Vem do latim centenarium, com referência à data que encerra o número cem. Segundo o dicionarista Antônio Geraldo da Cunha o termo centenário designa adjetivo de cem anos.

A primeira denominação da localidade foi Barro Branco, em referência ao tipo de solo. Depois passou a chamar-se Gato Preto, em homenagem ao proprietário do primeiro botequim, conhecido por Gato Preto, homem forte de cor negra e bastante temido por todos. Somente mais tarde, em homenagem ao IV Centenário do Estado de São Paulo o lugar passou à atual denominação. O nome foi dado pela família do fundador da localidade, sr. Casemiro Gonçalves Moleiro.

A colonização iniciou-se em 1953. Consta que o primeiro a pisar o solo do lugar foi o sr. Vital Jacinto de Souza, com esposa e doze filhos, vindos de Florestópolis. Não demorou muito e estabeleceram-se as famílias de João Gonçalves Mendes, Amário Soares da Cunha, João Ambrósio da Silva, Reinaldo Krachinski, Jeová Abílio Ramos e outros.

Quarto Centenário foi elevado à categoria de distrito em 23 de setembro de 1964. O município foi criado através da Lei Estadual n.º 9.959, de 29 de abril de 1992, na sede do antigo distrito de Centenário, com território desmembrado do município de Goioerê. A instalação deu-se em 1º de janeiro de 1997.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Exit mobile version