Paraná Turismo

QUEDAS DO IGUAÇU

Quando em 1930 a 1932 o estado do Paraná decidiu formar o primeiro núcleo de colonização e povoamento do imenso sertão as margens do Rio Iguaçu, foi realizado um convênio com representantes do Governo Polonês para que a região fosse povoada por imigrantes poloneses.

Para isso foi organizada uma companhia, que recebeu o nome de COMPANHIA MERCANTIL PARANAENSE S/A. Essa companhia com sede em Curitiba, foi responsável pela realização do projeto de colonização de nossas terras. Logo, a colonizadora polonesa iniciou a propaganda sobre a colonização na região, assim foram aparecendo os primeiros imigrantes poloneses, vindos do Rio Grande do Sul. A Colonizadora iniciou a construção de barracões para os imigrantes que aqui estavam. A colônia recebeu o nome de COLÔNIA JAGODA (A opção pelo nome “Jagoda” (fruto), traduzia a esperança dos imigrantes que aqui estavam, de que a semente lançada germinasse e desse frutos, o que felizmente aconteceu). Naquela época, aqui existiam muitos animais selvagens, o que dificultava as primeiras plantações. Os colonos eram obrigados a derrubarem os pinheiros gigantes que aqui haviam. O primeiro colonizador a chegar com sua família foi José O’Bara.

Haviam na colônia Jagoda, logo após a compra pela companhia: farmácia, granja, armazém, matadouro, serraria e escola. Ao todo formavam um grupo de 80 famílias.

Os primeiros colonizadores deixaram várias marcas em nosso município. Por exemplo: onde temos a Praça São Pedro, foi o local onde acamparam alguns desbravadores, hoje considerada a parte central da cidade.

Naquela época o transporte utilizado eram apenas carroças e as estradas eram abertas utilizando-se somente de objetos domésticos, como arados, pás, enxadas, etc..Os colonos construíram ali seus ranchos e começaram a exploração de nova terra, onde vivem até hoje. As primeiras colheitas foram aparecendo e a Companhia Colonizadora era responsável pelo comercio, comprando dos colonos e vendendo em Laranjeiras do Sul. Em 1940, surgiu a primeira serraria movida a água.

O nosso município foi durante muito tempo, distrito de Laranjeiras do Sul, do qual foi desmembrado no dia 18 de dezembro de 1967, tornando-se município pela lei 5.668. O município foi oficialmente instalado em 15 de dezembro de 1968. E passou a chamar-se Quedas do Iguaçu.

Nome que o município já teve: Colônia Jagoda e Campo Novo.
Tipo de colonização predominante: Polonesa;
O primeiro pároco: Padre Sigismundo Gdaniac;
A primeira parteira: Wiera Sokolowiski;
O primeiro prefeito: Pedro Alzide Giraldi;
A primeira escola: Escola Tiradentes.

A padroeira do município é Imaculado Coração de Maria, comemorado no dia 08 de dezembro.

A mudança de nome, Campo Novo para Quedas do Iguaçu, foi em homenagem às quedas de água de Salto Osório, no Rio Iguaçu, desaparecidas com o alagamento da Usina Hidrelétrica de Salto Osório.

Efeitos da IIª Guerra Mundial

Durante a IIª Guerra Mundial, a invasão nazista na Polônia e em toda Europa, resultou em conseqüências graves em todo o mundo, chegando também a Colônia Campo Novo. Houve racionamento e falta de combustível, resultando na escassez de mercadorias e impossibilitando o escoamento dos produtos agrícolas; cessou a chegada de ovos moradores para a Colônia; as estradas terminaram-se tomadas pelo mato.

Diante de tais dificuldades, os colonos despejavam seus produtos na rua em sinal de protesto. Enfim, foi o período mais difícil, pelos quais nossos colonizadores passaram. Em 1945, a guerra acabou e a esperança foi devolvida ao povo. No ano anterior (1944) o Grupo Votorantin de São Paulo, havia comprado a colônia com a intenção de construírem fabricas de produtos diversos. Mas logo a Colônia Campo Novo mudou novamente de proprietário, passando a ser Companhia de Papel e Celulose Iguaçu. Nesse período, muitas localidades do Paraná estavam recebendo imigrantes dos mais diversos estados, muitos deles se dirigindo para a região de Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon. A Companhia chegou à conclusão de que a Colônia Campo Novo era pequena e não dispunha de mão de obra suficiente para montar fabricas de celulose por aqui.

Quedas do Iguaçu foi durante muito tempo, distrito administrativo de Laranjeiras do Sul, com o nome de Campo Novo. Foi desmembrado no dia 16 de outubro de 1967, constituindo-se município pela Lei n.º 5.668, e foi oficialmente instalado em 15 de dezembro de 1968, tendo como primeiro Prefeito Municipal o Sr. Pedro Alzide Giraldi.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Exit mobile version