Sua origem histórica data de 1920, ano em que chegaram à região do antigo Porto de Santa Helena, nas margens do Rio Paraná, os primeiros povoadores da localidade. Tratava-se das famílias Bortolini, Cattani e Ferri, que encontraram no lugar um contingente razoável de ingleses, que exploravam madeira e erva mate.
Essas famílias de pioneiros se instalaram em terras vizinhas ao Porto de Santa Helena e lançaram os fundamentos de uma povoação, a que deram o nome de Santa Helena, que passou então a receber outras famílias oriundas do Sul do país.
Em 1924, a região foi palco de algumas ações da legendária “Coluna Prestes”, que, em sua passagem, expulsou os ingleses deste território.
Em 1959 a Imobiliária Madalosso, da cidade de Erechim–RS, comprou extensa área de terras da empresa Mayer & Annes, loteou parte dessas terras e iniciou o processo de venda de lotes.
O sucesso foi enorme, o que acabou formando um outro povoado que ganhou a mesma denominação, Santa Helena, hoje a sede municipal. A partir desta época, a antiga povoação passou a ser chamada de Santa Helena Velha.
Em 20 de junho de 1962, através da Lei nº. 26, foi criado o Distrito Administrativo de Santa Helena, com território pertencente ao município de Medianeira.
Alguns anos depois, através da Lei Estadual nº. 5.497, de 02 de fevereiro de 1967, foi criado o município de Santa Helena, com território desmembrado parte de Medianeira e parte de Marechal Cândido Rondon. A instalação ocorreu no dia 22 de dezembro de 1968.
A partir da formação do Lago de Itaipu, cujas águas tomaram aproximadamente um terço do território, em 1982, surgiu a vocação turística do município, especialmente com sua praia bem estruturada, frequentada por milhares de pessoas.
Paralelamente, com grandes incentivos do poder público, ampliou significativamente sua base industrial.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Santa Helena:
Por se localizar às margens do Lago de Itaipu, Santa Helena conta com um grande potencial turístico, que juntamente com a agricultura e a atividade industrial compõe o PIB da cidade. Durante a temporada de verão a cidade recebe aproximadamente 10 mil pessoas, grande parte proveniente dos países vizinhos Argentina e Paraguai.
Lago de Itaipu
Lago artificial que surgiu pelo represamento das águas do Rio Paraná quando da construção da Itaipu Binacional, em 1982. É um dos maiores lagos do mundo, com 29 milhões de metros cúbicos e 20 km de extensão em linha reta. Abriga diversas espécies em extinção e, na água, peixes nativos criados para compensar o desequilíbrio causado pela formação do lago. Possui diversas praias em suas margens e é palco de diversas competições e esportes náuticos.
Morro dos Sete Pecados
É o segundo ponto mais alto do município, de onde se pode observar a paisagem do Lago Itaipu e de seu entorno. Um ponto natural de observação.
Base Náutica
Com 1987mª de área construída, possui marina, deque, garagens de barcos, área para realização de eventos. A estrutura foi construída em 1997 para os Jogos Mundiais da Natureza, em um espaço de 116 hectares de área verde às margens do lago de Itaipu. No farol de 25 metros de altura, se tem uma visão de toda a cidade e parte do lago de Itaipu.
Refúgio Biológico de Santa Helena
Um istmo, com área total de 142,1 km, é uma unidade de conservação ambiental, que existia exemplares representativos da flora. A reserva foi oficialmente criada pela Itaipu Binacional no ano de 1984, com o objetivo principal de resgatar a fauna, por ocasião da formação do reservatório do lago de Itaipu e proteger.
Balneário de Santa Helena
Área de lazer localizado às margens do Lago Itaipu, com 86 hectares, arborizada e bem cuidada. O espaço tem uma excelente infraestrutura de quiosques, churrasqueiras, tobogã, quadras poli esportivas, local para acampamento com barracas e trailer, lanchonetes, sanitários, galpões para realização de eventos e área para estacionamento. É possível também praticar esportes náuticos, pesca esportiva e caminhadas no calçadão a beira da praia fluvial com 950 metros de orla. Todo o espaço interno encontra-se identificado com sinalização de uso turístico.
Pesca Esportiva
Em Santa Helena, existem Curvinas e o Tucunaré, além de outras espécies típicas para pescaria esportiva.
Memorial Coluna Prestes
Na passagem da Coluna Prestes pela cidade, em 1925, uma ponte foi queimada para impedir a passagem das tropas legalistas. A ponte foi construída em 1900 e suas ruínas continuam lá, como patrimônio histórico do município, conhecido como “Ruínas da Ponte Queimada”.
Cristo Esplendor
Um monumento religioso contempla a grande religiosidade da comunidade de Santa Helena. O local possui capela para as orações e uma réplica de 1 metro de altura no seu interior. A estátua tem 12 metros de altura. É a maior estátua de bronze da América Latina. Conta com rampa, para auxiliar a subida dos visitantes e fiéis.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Helena.
Confira todas as noticias de turismo sobre Santa Helena aqui.