Iniciou-se a colonização da Fazenda São Jorge com seu proprietário José Rupp no ano de 1953/54. Área de mata fechada com aproximadamente vinte e quatro mil hectares, denominada como parte da Gleba “Chopim”.
No ano de 1958 iniciou a migração de colonos oriundos do Estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, descendentes de italianos e alemães, adquirindo colônias a preços baixos e a longo prazo, o local se desenvolvia rapidamente favorecido pelos solos de alta fertilidade e as matas abundantes.
Em 1959 foi aprovada a planta da cidade. Em 1962 foi elevada à característica de Distrito Administrativo, pertencendo ao Município de São João. Em 24 de junho de 1963 foi elevada à categoria de Município. Assumiu como primeiro prefeito em 23 de novembro de 1963 o Sr. Ari Francisco Rupp.
A economia baseia-se na exploração da criação de gado de corte e leite, frangos de corte, suínos, milho, trigo, feijão, soja, indústrias e turismo com os Lagos do Iguaçu, que hoje é um pólo turístico do Sudoeste do Paraná.
ATRATIVOS
ILHAS
- Ilha do Vasco: Localizada no Rio Iguaçu.
- Ilha do Guarda: Localizada na represa de Salto Osório, no Rio Iguaçu.
- Ilha do Gildo: Localizada na represa de Salto Osório, no Rio Iguaçu.
HIDROGRAFIA
O Município de São Jorge D’Oeste possui duas áreas de relevante interesse turístico náutico: Área do Rio Chopim e Área do Rio Iguaçu.
QUEDAS D’ÁGUA
- Salto Miguelinha: Localizado no Rio Chopim.
- Salto Saltinho: Localizado no Rio Saltinho, no Distrito Lagos do Iguaçu.
- Propriedade de Ernesto Winiarski: Localizada na Linha São Sebastião.
- Propriedade de Valdemar Martins: Localizada a 1 km do centro da cidade junto à rodovia PR 475.
- Propriedade de Armelindo Mezzaroba: Localizada na Linha Lambedor, no Distrito Lagos do Iguaçu.
PARQUES
- Parque Municipal: Área preservada no centro da cidade com 3,14 ha de mata nativa.
- Perobal Parque Ecológico: Localizado a 8 km da cidade, ao lado do asfalto.
GRUTAS
- Gruta Lagos do Iguaçu: Localizada no Distrito Lagos do Iguaçu.
- Gruta Nossa Senhora dos Pobres: Localizada a 5 km da cidade, com estrada cascalhada, matas secundárias e uma capela freqüentada por romeiros.
ÁREA DE PESCA: O Município de São Jorge D’Oeste é privilegiado em locais para pesca, sendo banhado por dois grandes rios, Chopim e Iguaçu. Também possui aproximadamente 40 ha de represas e açudes usados para a atividade pesqueira em propriedades rurais.
Atrativos Históricos
IGREJA MATRIZ OCTOGONAL DE SÃO JORGE: Localizada na Avenida Iguaçu. Tem como grande atrativo sua arquitetura arrojada representando as 8 bem-aventuranças e os 7 sacramentos, com 920 m2 sem pilares centrais. Possui em seu interior duas obras do escultor Godofredo Thaler: Uma reprodução em tamanho natural de São Jorge sobre seu cavalo e a imagem de Jesus Cristo pregado na cruz, com 2 m de altura, ambos esculpidos em cedro-rosa (Cedrela Fissilis).
CAPELA NOSSA SEHORA APARECIDA: Localizada na Vila São Geraldo, a 6 km da cidade por via calçada. Tem arquitetura em madeira, modelo gótico de 2 torres e foi construída em 1963, com aproximadamente 500 m2. É considerada Patrimônio Histórico da cidade.
Atividades Culturais
- Biblioteca Pública Municipal Prof. Gilce A. Ariott: Localizada na Casa da Cultura, com um acervo de mais de 10.000 livros e trabalhos.
- Bibliotecas Escolares: Com mais de 15.000 livros e trabalhos.
- Coral Municipal de São Jorge D’Oeste: Grupo que se apresenta na região e outros Estados.
- Grupo Arco-Íris: Grupo folclórico alemão que apresenta danças típicas alemãs na região e outros Estados.
- Grupo Teatral Entre Nós: Grupo de teatro que já recebeu premiações pelo seu desempenho em nível Estadual.
- Círculo Italiano de São Jorge D’Oeste: Desenvolvem atividades culturais e recreativas mantendo a tradição italiana.
- Centro de Tradição Gaúcha (CTG): Grupo de pessoas de origem gaúcha que procuram manter vivas as tradições do Rio Grande do Sul.
- Grupo de Idosos: Tem como principal objetivo o entretenimento, lazer e integração da 3ª idade.
Fonte: Prefeitura Municipal.