Paraná Turismo

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU, PARANÁ, BRASILA região de Foz do Iguaçu foi descoberta em 1542, através da expedição colonizadora de Alvarez Nuñez Cabeza de Vaca, capitão espanhol, que juntamente com toda a sua expedição foi guiado por índios guaranis. A expedição partiu do litoral de Santa Catarina em direção a Assunção, atravessando todo o Estado do Paraná no sentido leste-oeste até as encostas do rio Paraná, tendo então se deparado com as Cataratas do Iguaçu, na oportunidade batizadas como Cachoeira de Santa Maria.

Assim, o que se deduz é que a colonização da região deu-se em duas etapas distintas. A primeira delas teve início em 1888 e foi marcada pela instalação da Colônia Militar do Iguaçu, o primeiro e mais representativo ato que caracterizou a presença do mundo civilizado. Além de marcar o território que era acirradamente disputado por portugueses e espanhóis, a missão da colônia, fundada então pelos espanhóis, era tomar posse da região e conter o avanço dos portugueses.

A segunda etapa da colonização começou somente em 14 de março de 1914, quando foi criado o município do Iguassu, instalado em 10 de junho daquele mesmo ano. A partir daí começaram a chegar os colonizadores, principalmente imigrantes europeus, na sua maioria alemães e italianos, que asseguravam sua fonte de renda através da produção de erva-mate e do corte de madeira, as duas principais atividades econômicas da época. Ao sair de suas regiões em busca de uma vida melhor para si e seus filhos, o caminho percorrido por esses pioneiros chegava sempre em Foz do Iguaçu.

ATRATIVOS:

A região Oeste do Paraná, destacada pelo potencial turístico de Foz do Iguaçu, fortalece cada vez mais o cenário turístico regional, ampliando nossa representatividade turística no âmbito mundial. Contudo, a formação do Lago de Itaipu contribuiu para o surgimento de belezas naturais e considerado estruturado, o que desencadeou a expansão da atividade turística, tornando-se uma alternativa para o desenvolvimento econômico dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.

Dentro desse panorama turístico também se encontra o município de São Miguel do Iguaçu. Atualmente, com uma área de aproximadamente 849 km², é visto que a agricultura e pecuária são bases da economia do município, mas que desponta de forma transparente um potencial para o desenvolvimento da atividade turística.

O município dispõe de uma diversidade de espaços, serviços, empreendimentos e atrativos que formam os componentes básicos para atender uma demanda turística já existente e que cresce a cada ano. É uma riqueza de atrativos culturais, naturais gastronômicos e de lazer que tem despertado o interesse de visitantes de toda a região e de locais mais distantes.

Centro de Tradições Gaúchas – CTG Querência Amada
Comunidade Quilombola Apepu
Manifestação Cultural Alemã
Museu Histórico Municipal
Reserva Indígena da Tribo Avá-Guarani
Terminal Turístico de Ipiranga
Turismo Rural e Agroturismo

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Exit mobile version