Paraná Turismo

SAUDADE DO IGUAÇU

As primeiras movimentações para a formação do núcleo de colonização, do que hoje se constitui no município de Saudade do Iguaçu, iniciou-se em 1958, com a instalação da Braviaco S/A – Companhia Brasileira de Viação e Comercio. Nesta época iniciou-se o trabalho de desbravamento da região, que teve na figura de Élio Bocalon um de seus colaboradores.

Em 1959, o Sr. Horácio Tavares preparou terreno e plantou roça, a partir daí começaram a chegar outras famílias: Luiz Severo Stevins, Antonio Giacomelli, Batista Predebon, João Bazelo, Antonio Barbiero e Ângelo Cenci. Em pouco tempo também estabeleceram-se as famílias Schardozin, Barbieri e Helio Bocalon.

A Braviaco era proprietário de extensa área nesta região, tendo vendido muita terra na localidade, no entanto, no inicio da década de sessenta apareceu um tal de Sr. Taborda, que se auto-denominou dono da gleba, passando a vender lotes que já possuíam donos, gerando muito conflitos agrários que resultaram em mortes.

Esta região Sudoestina sofreu agruras com as questões de litígios de terras. O pioneiro Batista Predebon, gaúcho de Guaporé, ao chegar, adquiriu terras da companhia imobiliária Pinho e Terras, nesta mesma região, o que demonstra que esta área era disputada por empresas, colonizadoras consideradas “pesos-pesados”, responsáveis por muito assentamentos no sudoeste, mas também por dissabores para as famílias desta porção territorial paranaense.

Os primeiros comerciantes da localidade foram o Sr. João Bazejo e mais tarde o Sr. Batista Predebon, que vendiam basicamente pinga, rapadura e fumo de rolo. O primeiro armazém que fornecia viveres para grande parte da comunidade, foi construída pelo Sr. Ângelo Cenci. Nesta época a principal atividades era o extrativismo da madeira, especialmente o pinho (araucária brasiliensis), e após as derrubadas, os colonos iniciaram o plantio de feijão e milho, basicamente produtos de subsistência.

Pela Lei Municipal n° 374, de 12 de agosto de 1972, e pela Lei Estadual n° 08, de junho de 1973, foi criado o Distrito Administrativo, com denominação de Saudade, e território pertencente ao município de Chopinzinho. Em 01 de março de 1992, através da Lei Estadual n° 9.941, o núcleo foi elaborado a categoria de município emancipado, com território desmembrado do município de Chopinzinho e denominação alterada para Saudade do Iguaçu. A instalação oficial deu-se em 01de janeiro de 1993.

Saudade do Iguaçu pertence à Microregião 16 (AMSOP), e o prefeito Municipal é o Sr. Pedro Fontana. A Câmara Municipal está composta pelos seguintes vereadores: Gilmar Bertoldi, Comercindo Verona, Cypriano Bett, Avelino Francisco Bochio, Azenir Santos Cambruzzi, Dirceu Moreira, Euclides Galina, Nilson Bettencort da Silva e Lucir Confortin.

Fonte: Prefeitura Municipal

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Exit mobile version