Em julho de 1947, foi construída no Povoado, a primeira casa de madeira, a fim de serem instalados os escritórios daquela empresa imobiliária. Os seus primeiros habitantes foram, Ivo Pinherim, Marcionílio Ribeiro e Yasco Marimoto.
Face à fertilidade da terra, foi grande a afluência de colonos paulistas, mineiros, baianos e catarinenses que, chegando à Povoação, dedicaram-se às lavouras, sobretudo à do café.
O Distrito de Paranavaí, pela Lei Estadual nº 790, de 14 de novembro de 1951, foi elevado a Município autônomo, desmembrado do de Mandaguari, e, dessa data em diante, as terras situadas dentro de sua jurisdição passaram a ter grande procura, inclusive, atraindo maior número ainda de colonos e agricultores, ao território de Tamboara.
Em 1953, foi criado o Distrito Administrativo de Tamboara, como parte integrante do Município de Paranavaí, e, em 1954, passou a Município autônomo, desmembrado do de Paranavaí.
Tamboara, de origem Tupi, era a designação através da qual se conhecia o cacique de uma tribo indígena que habitava a região, originando-se daí, a denominação do Município.
Gentílico: tamboarense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Tamboara, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Paranavaí. Sede na localidade de Tamboara atual distrito. Constituído de 2 distritos: Tamboara e São Carlos do Ivaí, desmembrado do município de Paranavaí. Instalado em 15-11-1955.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Tamboara e São Carlos do Ivaí.
Pela lei estadual n.º 2565, de 24-01-1956, desmembra do município de Tamboara o distrito de São Carlos do Ivaí. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.