As terras onde hoje se localiza o Município de Tomazina, às margens do rio das Cinzas, eram devolutas e, em 1865, foram adquiridas pelo Major Tomaz Pereira da Silva, residente em Itajubá, da Província de Minas Gerais.
Em dezembro de 1867, o Major Tomaz, acompanhado de parentes, amigos, agregados e escravos, chegou à região, no meio do sertão agreste e desconhecido, distribuindo sua comitiva dentro de uma grande área e fundando ali, um Povoado.
Em 1878, face ao progresso alcançado pelo Povoado, o Major Tomaz doou à comunidade, uma área de terras para formação de um Patrimônio, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Em 1882, foi criado a Freguesia pela lei provincial nº681, de 27 de outubro, que recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Tomazina, pertencendo ao Município de São José da Boa Vista e, em 1888, foi elevada à categoria de Vila, mas passando a denominar-se apenas Tomazina. Em 1889 foi criado o Município.
O topônimo constitui uma homenagem a Tomaz Pereira da Silva, pioneiro e desbravador da zona sertaneja, onde surgiu o Município.
ATRATIVOS TURÍSTICOS:
Salto Cavalcanti: é uma queda-d’água localizada no rio das Cinzas, na divisa dos municípios de Tomazina e Arapoti com cerca de 14 metros de altura e 150 metros de extensão.
Fonte: Prefeitura Municipal.