Paraná Turismo

TUNAS DO PARANÁ

Tunas do Paraná começa com o tropeiro paulista Bento José dos Santos, que em 1830, interessado pela região instalou no local chamado Pedra Preta, devido ao afloramento da pedra conhecida comercialmente por granito tunas. A geologia identifica esta pedra como cianito, uma rocha vulcânica extrusiva, escura, de textura homogênea e fina, menos fraturada que o granito. A sede do Município foi base para o acantonamento do exército, antigo 5º Batalhão de Sapadores, que atualmente está sediado em Porto União (SC). iniciando ali um pequeno povoado. Pedra Preta tinha uma única estrada que ligava São Paulo á Província de Curitiba.

Em 1.925 um Quartel do Exército Brasileiro instala-se no povoado para dar inicio a construção da estrada da ribeira (devido aos seus afluentes, Pardo, São Sebastião e Ribeirão Grande) que demorou cerca de 10 (dez) anos para ficar pronta, sendo feita totalmente manualmente.




Em 1.932, já havia um pequeno tráfego, Pedra Preta tinha esse nome devido ao grande número de pedras desta coloração na região. Mas sem saber o porque, o nome foi mudado para Tunas, nome de uma vegetação rasteira muito comum e usada na pintura de casas, e que na época os soldados do antigo 5º batalhão utilizavam o liquido viscoso extraidos desta planta para engomar as suas fardas. O povoado de Tunas quase nunca mudou, dependendo sempre da agricultura de subsistência e com muitas pedreiras para serem exploradas.

Já em 1.970 inicia-se uma plantação de Pinus Eliote, tendo seu auge até 1.985, quando, para facilitar a comercialização da madeira, surgiram as primeiras madeireira. Hoje milhares de hectares de Pinus estão plantadas em toda a região.

Em 1.988, o então vereador de Bocaiúva do Sul, Ademar Moacir Cordeiro, inicia a luta pela emancipação política do Distrito de Tunas.

Em 1.991, é feito o Plebiscito, e a população decide pela separação, passando Tunas a condição de Município. Ademar Cordeiro, candidato único é eleito Prefeito do Município, e inicia o seu Mandato em 1993.

O Município de Tunas do Paraná, foi criado através da Lei n. 9.236 de abril de 1.990, desmembrada do Município de Bocaiúva do Sul, acha-se localizada na Região Metropolitana de Curitiba, com área territorial de 623, 25 Km2. Esta inserida na Bacia do Ribeira, mais especificamente nas áreas de influência de seus afluentes Pardo, São Sebastião e Ribeirão Grande. A Topografia é montanhosa, precariedade dos acessos ao Município e às Comunidades, bem como a concentração fundiária levada a termos de incentivo fiscal ao reflorestamento, são características dificultadoras para o desenvolvimento do Município.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Tunas do Paraná:

Parque Estadual de Campinhos

Com área de 336 ha, situa-se na região montanhosa do Açungui, o primeiro parque criado no Paraná para preservação do patrimônio espeleológico.

De indescritível beleza natural, realçada pelas grutas de formação calcária denominadas Conjunto dos Jesuítas, o parque resguarda ainda em seu interior parte da vegetação original da floresta de araucária angustifolia contendo ainda as seguintes espécies: imbuía, erva-mate, cedro, carvalho brasileiro. Entre as espécies faunísticas encontram-se o cachorro-do-mato, veado, serelepe, gralha-azul, paca e gato-do-mato.

O maior atrativo do parque são as grutas constituídas por quatro níveis de desenvolvimento vertical onde se destaca uma galeria principal chamada dos Jesuítas com 1208 m de desenvolvimento horizontal e 38 m de desnível e ainda pela gruta das Fadas, Portal Encantado e Abismo das Fadas, um complexo de grande beleza cênica por suas galerias ricamente ornamentadas por espeleotemas (formações calcárias) como estalactites, estalagmites, colunas e grandes cortinas.

Com portal, centro de visitantes, lagos, córregos, quiosques e trilhas interpretativas de até 800 m de extensão, o Parque de Campinhos constitui-se em local de turismo, educação ambiental e lazer.

Os visitantes são acompanhados ao interior da Gruta, por um funcionário equipado com lanternas, em um percurso de aproximadamente 750 metros.

Fonte: Prefeitura Municipal de Tunas do Paraná.

 

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Exit mobile version