Paraná Turismo

TUNEIRAS DO OESTE

Tuneiras do Oeste foi desmembrado de Cianorte e Cruzeiro do Oeste elevado a categoria de Distrito pela Lei n.º 12 de 25/04/1955 e a nível de município, pela Lei Estadual n.º 4245 de 25/07/1960. O aniversário da cidade é comemorado em 25 de Julho, tendo como padroeira Nossa Senhora das Graças.

Em 1946 Jorge Lopes foi nomeado guarda florestal pelo governo do estado, instalando-se na região. No inicio da década de 50, famílias de posseiros refugiados e sobreviventes do Massacre de Porecatú vieram a região e ocuparam as terras devolutas cedidas pelo estado. Estes foram seguidos por famílias provenientes de outras localidades.

O nome da cidade deve-se à existência de cactos, conhecidos na região por Tunas.

A produção de soja vem se transformando na principal atividade econômica da região. Outra importante produção agrícola é a cana-de-açúcar, que está perdendo o posto de principal atividade econômica, isto se deve ao fato da realização do Arenito Nova Fronteira, que incentivou a mecanização e a formação de lavouras.

A pecuária merece uma menção com importante produto municipal com 514 estabelecimentos produtores. A mesorregião contribui com 26,2% do rebanho bovino do Paraná, sendo a maior participação do Estado.

A indústria de Tuneiras do oeste não possui expressividade para a economia local. Apresenta estabelecimentos de pequeno porte no ramo de confecções, artigos de couro, doces e fios de seda.

Conheça alguns dos atrativos de Tuneiras do Oeste:

Reserva Biológica das Perobas

A Reserva Biológica das Perobas recebeu este nome pela grande abundância, em seu território, da árvore homônima, a peroba. Esta Unidade de Conservação foi criada dentro de um conjunto decretado em 2006 pelo Governo Federal nos estados do Paraná e de Santa Catarina, com o objetivo de aumentar a proteção sobre os remanescentes de Floresta Ombrófila Mista, também conhecida como floresta com araucária ou pinheiro-do-Paraná, uma fitofisionomia da Mata Atlântica cuja área atual com características da floresta primitiva restringe-se a menos de 1% da original.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Exit mobile version