Paraná Turismo

TURVO

TURVO, PARANÁ, BRASILEm 1897 foi fundado o povoado de Pitanga, que em pouco tempo se consolida social e economicamente.

Nesta época, já existia tosca estrada que unia Pitanga a Guarapuava, passando por Arroio Grande, Boa Ventura e pelo território do atual Município de Turvo, que passou a receber famílias de imigrantes eslavos, alemães e italianos, principalmente aqueles que optaram por não morar nas colônias oferecidas pelo governo.

Os pioneiros construíram uma capela e entronizaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a qual todos os anos era venerada com grandes festas pelo religioso povo do lugar.

O extrativismo marcou época na economia do lugar, onde muitos se dedicavam à derrubada de madeiras de lei, que tinha comércio certo nas praças de Pitanga e Guarapuava.

A denominação do município vem do Rio Turvo, que banha a localidade.

Em 14 de dezembro de 1953, foi criado o Distrito Judiciário de Turvo, com território pertencente ao Município de Guarapuava.

Pela Lei Estadual nº 7.576, de 12 de maio de 1982, Turvo foi elevado à categoria de município emancipado, com território desmembrado de Guarapuava. A instalação oficial deu-se no dia 1º de fevereiro de 1983.

ATRATIVOS TURÍSTICOS.

TURISMO CULTURAL 
Comunidade Indígena: dentro da Aldeia Indígena há duas etnias distintas: Caingangues e Guaranis totalizando cerca de 700 índios, divididos em 200 famílias. Estão localizadas a 30 km da sede do município, ocupando uma área de mais de 16 mil hectares.
Comunidade Quilombola: Localizada na comunidade rural de Curitibinha com 08 famílias, totalizando cerca de 45 moradores quilombolas.

TURISMO GASTRONÔMICO: o mês de maio, comemorava-se o aniversário do município, festejado durante uma semana, na qual temos Rodeio Crioulo, Shows musicais, Cavalgada, Fusca Cross, Passeio Off Road e o atrativo e delicioso Borrego no Rolete.

ECOTURISMO
Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Terra dos Pinheirais, que já está em sua IV edição, um dos circuitos mais bonito do Paraná, com diversas cachoeiras, mata natural com araucária, pois nosso município é possuidor da maior reserva de araucárias do Brasil.

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS
Olimpíada Rural, marco das festividades do município, evento que valoriza a agricultura do município, trazendo os agricultores para participarem de competições, que remetem as suas atividades do campo. Juntamente com a olimpíada, temos a ExpoTurvo, oferecendo espaços aos empresários de todos os setores para exporem seus produtos/serviços. Dentro deste grande evento há shows, entretenimento e a tradicional Costela de Dois Fogos.

TURISMO E AVENTURA
Possui 25 Cachoeiras catalogadas, com beleza incomparável, sendo distribuídas em todo o território do município, e de fácil acesso a população local e a turistas. Dentre estas a Caverna Toca da Onça na comunidade Ivaí tem grande destaque por sua beleza exuberante.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Exit mobile version