No ano de 1915, Joaquim Miranda, que se dedicava à agricultura, fixou residência a 21 quilômetros distante da sede de São José da Boa Vista, sendo o primeiro morador.
Nesse mesmo ano, com a aproximação do traçado da ferrovia denominada Ramal do Paranapanema, naquele mesmo local, iria situar-se o quilômetro 70 do referido Ramal e que seria sede de um acampamento de serviços de construção ferroviária. A notícia desse evento atraiu novos moradores. Os primeiros a chegarem foram: Jorge Merége Chuery, Afonso Ribas e Felipe Miguel de Carvalho.
Em 28 de julho de 1917, pela Lei Municipal nº 108 procedeu-se a demarcação do novo Patrimônio, que, pela mesma Lei, foi denominado Novo Horizonte. A denominação da nova povoação foi mudada, mais tarde, para Brazópolis, já então em franco progresso. Graças ainda ao incansável esforço de Felipe Miguel de carvalho, pela Lei nº 1980, de 5 de abril de 1920, Brazópolis foi elevado à categoria de Distrito Judiciário, na Comarca de Tomazina, sendo instalado a 17 de outubro de 1920.
Mais tarde a povoação mudou o nome para Venceslau Braz, pela Lei Estadual nº 2645, de 10 de abril de 1929, em homenagem ao grande estadista brasileiro, que, quando investido no cargo de Presidente da República, mandou abrir a Estrada de ferro. A 16 de março de 1934, em virtude do Decreto-lei estadual nº 704, foi o Distrito de Venceslau Braz desmembrado da Comarca de Tomazina e anexado à Comarca de São José da Boa Vista e, a 17 de outubro de 1935, foi transferida para Venceslau Braz a sede da Comarca e do Município, passando ambos a ter a denominação atual. Gentílico: brazense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Brazópolis, pela lei n.º 1980, de 05-04-1920, subordinado ao município de Tomazina.
Fonte: Prefeitura Municipal.