BOCAIÚVA DO SUL

Ao serem descobertos os campos de Curitiba, já existia, no planalto curitibano, em terras onde hoje se situa o Município de Bocaiúva do Sul, uma localidade chamada Arraial Queimado. Segundo consta, essa denominação originou-se de um incêndio que teria destruído a sua primitiva povoação, que se supõe tenha sido de mineradores.

Depois do sinistro, aquele local foi paulatinamente abandonado e, somente muitos anos depois, com o estabelecimento, ali da família de Manoel José Cardoso, iniciou-se o repovoamento da região. Em seguida, vieram Manoel José de Aleluia, Manoel João dos Santos, João Antônio dos Santos Souza, Antônio Joaquim dos Santos e Joaquim Antônio dos Santos que organizaram sítios e contribuíram de maneira efetiva para o desenvolvimento do povoado.

O núcleo foi elevado à categoria de Freguesia em 1870 e à Vila, em 1871. Em 1932, já com a denominação de Bocaiúva, o município foi extinto, e restabelecido em 1934.

O topônimo, foi adotado em 1890, após a Proclamação da República e representa uma homenagem ao então ministro das Relações Exteriores do Governo Provisório do Brasil, Quintino Bocaiúva.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.