TURISMO

Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon
Localiza-se na região central da cidade, ocupando duas quadras com algumas espécies remanescentes da cobertura vegetal primitiva. Foi doado pela Companhia De Terras Melhoramentos Norte Do Paraná. Hoje conta com uma área de 20.000 m², onde se encontram um parquinho infantil, banheiros e bancos para descanso. Recentemente passou por uma grande reforma, durante a qual foi construída uma mini-pista para cooper e instalados aparelhos para exercícios físicos

Capela São Miguel Arcanjo
Construída em madeira em 1937 e 38, foi refeita na década de 40 pela comunidade, com a técnica de tijolos assentados sobre o barro.  Devido a abalos, rachaduras, infiltrações e cupins, a capela ameaçava ruir e estava condenada à demolição, mas em 1993 a Prefeitura de Londrina, através da Secretaria da Cultura, com o empenho do IPAC (Inventário e Proteção do Acervo Cultural) / UEL, algumas empresas e a ajuda da comunidade, iniciou a restauração deste precioso patrimônio, entregando-o pronto à comunidade no dia 25 de setembro de 1994.  Durante um ano a capela foi cuidadosamente restaurada, fortalecida em sua estrutura, foram refeitos o madeirame, o reboco, o sistema elétrico, foi melhorado o telhado, os arredores e pintada na cor original.  Esta igrejinha é um patrimônio da nossa cidade, um testemunho de nossa história e com ela resgata-se a identidade e o orgulho da comunidade do Heimtal, a mais antiga de Londrina.

Catedral Metropolitana
A Catedral de Londrina passou por três construções, o que causou uma enorme mudança desde sua forma original. A primeira Catedral foi construída em madeira no ano de 1934 e o primeiro vigário foi o Padre Carlos Dietz . Em 1943 foi inaugurada a Catedral de alvenaria, que mais tarde foi demolida em parte, para dar lugar à nova Catedral, construída em 1970. Resta apenas uma pequena parte da antiga construção. Em fevereiro de 1967, A paróquia de Londrina foi elevada a categoria de Diocese, assumindo seu primeiro Bispo Dom Geraldo Fernandes. Em novembro de 1970 foi elevada a arquidiocese. Dom Geraldo Fernandes foi também Arcebispo.

Lago Igapó
Uma das mais belas áreas de lazer que os londrinenses e demais pessoas que passam por Londrina podem desfrutar é o Lago Igapó, cujo nome, na língua tupi, significa transvazamento de rios.  O Lago foi projetado em 1957, na gestão de Antonio F. Sobrinho, como uma solução para o problema da drenagem do ribeirão Cambézinho, dificultada por uma barragem natural de pedra. Inicialmente pensou-se em dinamitar a barragem, mas prevaleceu a idéia de formar um lago.  O Igapó foi inaugurado em 10 de dezembro de 1959, dia do Jubileu de Prata de Londrina, juntamente com a estação de saneamento. Após um período de certo abandono, foi elaborado um projeto de revitalização do Lago, na gestão de Dalton Paranaguá. Foram construídos o Zerão (Área de Lazer Luigi Borguesi) e Centro Social Urbano. O projeto, de Burle Marx, incluía um jardim com 187 espécies de plantas nativas.   É um local de lazer, que além da represa, propicia a prática de esportes náuticos. Possui uma vasta área urbanizada com piscinas, pistas de aeromodelismo e foto clube.  Em 1996, o lago foi esvaziado, limpo e teve suas margens revitalizadas, ganhando a ciclovia, o Teatro do Lago, Jardins e chafariz.

Mata dos Godoy
É uma das últimas reservas naturais de mata nativa do norte do Paraná. Pertenceu à Família Godoy até 1989, quando foi transformada em Parque Estadual. Possui atualmente 790 hectares e localiza-se no Patrimônio Regina a 15 km de Londrina. A área abriga espécies animais e vegetais em extinção como, por exemplo, a peroba, o cedro, o pau marfim e diversas espécies de canelas. A Universidade Estadual de Londrina constatou a presença de 288 espécies só de aves, o que caracteriza a Mata dos Godoy como floresta tropical / subtropical. Há jacús, papagaios, tucanos, anambés etc. Entre os animais foram encontradas antas, veados, cotias e capivaras. O Parque foi aberto à visitação pública em 10/12/1995. Foram inaugurados os portais, trilhas ecológicas, uma praça em forma de quiosque e a sede administrativa.

Museu de Arte
O Prédio, construído em 1952, como terminal rodoviário, teve suas instalações tombadas pelo Depto. do Patrimônio Histórico e Artístico, como primeiro prédio da arquitetura moderna do Estado do Paraná. Sua construção teve início na gestão do Pref. Hugo Cabral, mas foi concluída na gestão do Pref. Milton Ribeiro de Meneses em 1952. Desativada em 1988, passou por uma grande reforma e atualmente abriga o Museu de Arte de Londrina. A inauguração do Museu aconteceu em 13/05/1993 e teve como principal atração a escultura “A Eterna Primavera”, de Auguste Rodin . Além desta, ficaram expostas obras de Menotti Del Pichia (Cabeça de Sancho Pança e Dom Quixote) e Vítor Brecheret, e ainda uma instalação de Yiftah Peled. O prédio onde funciona o museu foi projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas.

Parque Arthur Thomas
O Parque localiza-se numa área de 85,47 hectares, doada à Prefeitura Municipal pela Companhia de Terras Norte do Paraná. Em 1988, passou por um processo de revitalização e conta hoje atrativos como como: um lago, uma usina (que fornecia energia elétrica para Londrina na década de 30), uma belíssima queda d’água e uma grande área de mata com trilhas para passeio, que existia na região. O parque é Administrado pela AMA (Autarquia Municipal do Ambiente).

Salto do Apucaraninha
Está localizado na região sul de Londrina, a cerca de 80 Km do centro da cidade, dentro da reserva Apucaraninha, dos Índios Kaingang. O Salto do Apucaraninha é uma queda d’água com 116 metros de altura. O local é perfeito para ser visitado em um final de semana. Para visitar o Salto do Apucaraninha é preciso solicitar autorização à FUNAI, e para chegar até lá basta seguir a PR 445 até o trevo do distrito de Lerroville, distante cerca de 03 km. Do distrito, segue-se uma estrada vicinal no fim da principal avenida. O trecho final da estrada é pavimentado. Já na área do salto, passeie pela Usina e veja as turbinas, conhecendo assim mais um pouco da história de Londrina (a primeira turbina foi inaugurada em torno de 1949). Logo abaixo há uma outra estrada que leva até o rio Tibagi, que faz a divisa dos municípios de Londrina e São Jerônimo da Serra. Há ainda outra cachoeira com cerca de 10 m de altura. Embora não seja tão impressionante quanto o salto, a cascata chama a atenção pela beleza.

Santuário de Graças
O Santuário Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, localizado do no Colégio Mãe de Deus, foi construído em 1937. É uma réplica do santuário existente na cidade alemã de Schoenstatt, de onde é proveniente a ordem das freiras que administram o colégio.